6 de maio de 2020
Como liderar uma equipe à distância com eficiência
Para Marcia Costa, consultora de RH autônoma em São José dos Campos (SP), uma boa opção é o diretor procurar treinamentos técnicos e comportamentais. “Desta forma, ele estará sempre atualizado para o mercado e para seus colaboradores”, recomenda.
Por causa do cenário, o momento é de adaptação. Na visão de Tathiane Deândhela, especialista em liderança, a gestão precisa garantir a produtividade do staff, mesmo da residência. “Se a pessoa trabalhou mais ou menos, não importa tanto, pois no final o desejado por todo chefe é a entrega de resultados”, comenta.
Veja os três conselhos da especialista, a qual já gerenciou uma equipe de 200 pessoas em sua carreira.
1 – Clareza da comunicação
Manter o diálogo é um ponto muito importante. Um aplicativo útil nesse sentido é o Trello. Todo o alinhamento fica organizado em um único lugar e evita a necessidade de cobrar pequenos passos. É possível ter uma visão geral dos projetos individualmente e de cada um da equipe. Todas as ações capazes de evitar o micro gerenciamento são relevantes.
2 – Ter uma rotina de reuniões periódicas
São interessantes para ajudar no foco e alinhamento de metas e expectativas de todo o time e dos supervisores. Podem ser feitas pelo Zoom, um aplicativo para videoconferências. Tenha pauta e não deixe se estender muito.
“Por exemplo, toda segunda-feira fazemos uma reunião para discussão das MCD (Metas Crucialmente Definitivas) para o funcionário trazer os três objetivos importantes dele para os próximos dias e alinhamos. Também vemos a semana anterior e os resultados de cada um. Isso nos ajuda muito, pois todos ficam a par e se comprometem”, afirma Tathiane.
3 – Manter a motivação e o incentivo
Pelo menos 10 ou 15 minutinhos pela manhã, uma chamada virtual de alinhamento. O coordenador pode levar alguma história, metáfora, uma palavra de incentivo, uma boa notícia, um grito de guerra. Um começo positivo faz do dia mais produtivo.
Colaboradores: mudança cultural
A implementação da nova forma de ofício deve ser uma mudança na política da gestão. Por isso, é necessário também haver treinamento adequado, não apenas dos serviços, mas sobre o comportamento das pessoas acerca da transformação. As medidas são primordiais para o sucesso das corporações e principalmente dos funcionários.
Afinal, se o empregado for desordenado, haverá um pouco mais de dificuldade no início. Porém, qualquer um é capaz de ser desenvolvido e surpreender com resultados positivos ao desfrutar da modalidade. Inclusive, muitos apresentam entregas mais satisfatórias ao atuarem de casa.
Portanto, a dica para os colaboradores é gerir os períodos, bem como fragmentar o serviço em pequenas tarefas e estabelecer prazos para elas. Então, uma forma de aprender isso é por meio do curso gratuito “Como administrar seu tempo”. Além disso, é preciso manter a comunicação e histórico de conversa por meio de aplicativos, a fim de estar disponível para auxiliar o time.
Fique de olho aqui no blog, pois postamos novos conteúdos diariamente com diversas dicas. Nosso objetivo é auxiliar você e sua equipe a crescerem pessoal e profissionalmente. Conte com o Polo e boa sorte!
Fonte: Nube