17 de novembro de 2023
É possível fazer duas Graduações ao mesmo tempo? Veja se é possível
Você já sabe que fazer faculdade vale a pena e que o diploma já não é mais um diferencial mas sim um dos principais requisitos no mercado de trabalho. Além de garantir maiores chances profissionais, você ganha desenvolvimento pessoal ao adquirir conhecimentos adicionais. Os mais ousados e visionários também decidem fazer duas Graduações ao mesmo tempo!
É benéfico? Afinal, tomar a decisão de cursar uma faculdade é uma missão e tanto, além de trazer muitos desafios, principalmente para quem precisa equilibrar estudo e trabalho. Por outro lado, conhecimento nunca é suficiente para quem quer crescer profissionalmente.
Acompanhe neste post, as possibilidades, benefícios e desafios para quem decide fazer duas graduações ao mesmo tempo!
É possível fazer dois graus ao mesmo tempo?
Sim, você pode fazer dois cursos ao mesmo tempo, mas isso só é possível em uma instituição privada, ou pode ser um diploma de uma faculdade particular e outro de uma faculdade pública. O que não é permitido é ocupar dois espaços públicos.
Restrições também se aplicam ao uso de bolsa ProUni ou ingresso via Sisu em dois cursos. Essas opções são válidas apenas para uma graduação. Exceto por essas condições, você pode solicitar dois graus ao mesmo tempo.
No entanto, é bom saber que os desafios são maiores para quem opta por fazer dois cursos ao mesmo tempo. A carga de estudo será dobrada, haverá muitas disciplinas para dominar, além de tarefas e testes duplos. Tudo isso tira muito mais tempo da sua rotina.
Então, quando fazer duas Graduações ao mesmo tempo? Essa opção é mais viável para quem tem horário de trabalho flexível ou pode se dedicar apenas aos estudos. Mesmo que seu dia seja agitado, não significa que você não possa fazer dois cursos, mas essa jornada exigirá muita dedicação e organização.
O que considerar ao fazer dois cursos ao mesmo tempo?
Trouxemos algumas dicas de como avaliar a possibilidade de fazer duas graduações ao mesmo tempo e obter bons resultados. Veja!
faça um bom plano
Para lidar com as diversas atividades sem se perder, é necessário fazer um planejamento detalhado no que diz respeito às tarefas semanais, mensais e semestrais de ambas as faculdades. Não esqueça que além das disciplinas obrigatórias e estágios supervisionados, eventos acadêmicos importantes como palestras e seminários acontecem durante os cursos.
Não confie apenas em sua agenda mental para esse planejamento. Conte com recursos para ajudá-lo a visualizar as próximas reuniões, como planilhas ou aplicativos de organização de tarefas.
Analise os prós e contras
Antes de se matricular em dois cursos ao mesmo tempo, pare e pense nos prós e contras disso. Os dois cursos que você escolher ajudarão você a construir a carreira que deseja? Todo o esforço será recompensado? Não seria mais viável terminar a primeira faculdade e depois começar a próxima?
É por isso que é importante traçar um plano de carreira primeiro. Dependendo da direção que você pretende tomar, pode ser mais interessante apostar em especializações. Pode ser mais fácil fazer dois cursos de pós-graduação ao mesmo tempo, dada a menor carga horária desses cursos.
Considere o orçamento
Tempo e dinheiro são dois recursos escassos para a maioria das pessoas. Portanto, também é importante considerar o custo de fazer dois cursos avançados de uma só vez. Avalie todas as despesas possíveis e veja se vai prejudicar seu orçamento.
Além das mensalidades, você terá outras despesas ocasionais durante a graduação, como compra de livros ou trabalhos. Mesmo que uma das faculdades seja pública, há custos como transporte e alimentação fora de casa.
ter disciplina
Obviamente, a disciplina é uma das chaves para a produtividade e bom desempenho no estudo. Isso é ainda mais importante se você estiver fazendo duas faculdades ao mesmo tempo, por causa do excesso de conteúdo para assimilar.
Se a graduação é um dos pilares dos bons resultados acadêmicos, a procrastinação vem na contramão e representa um grave problema da vida universitária. Então comece os dois cursos já sabendo que você não deve deixar as tarefas e leituras se acumularem porque isso pode culminar em um efeito “bola de neve”.
Organize sua rotina
Planejamento de rotina, disciplina e organização andam de mãos dadas. Se você vai fazer dois cursos ao mesmo tempo, precisa organizar muito bem o seu tempo para não deixar atividades pendentes e assim evitar uma carga pesada de estresse.
Para isso, vale a pena criar um plano de estudos muito detalhado com limites diários e de tempo para todas as tarefas acadêmicas, que incluem leitura, preparação para exames, preparação de trabalhos, documentários e filmes indicados etc.
Outro ponto que deve ser incluído na organização da sua rotina de estudos é a logística de deslocamento entre faculdades e trabalho. Nesse sentido, os cursos na modalidade EAD (Educação a Distância) podem facilitar a vida do aluno.
Veja a possibilidade de usar disciplinas
Você também pode verificar se os dois títulos possuem assuntos equivalentes que podem ser utilizados. Verifique com a secretaria da faculdade quais são as políticas para a desistência de disciplinas. Em geral, basta solicitar a abertura de candidatura e apresentar documentos que demonstrem o valor formativo da disciplina já discutida.
Quais são as vantagens de fazer duas Graduações ao mesmo tempo?
Embora seja cansativo, fica claro que há muitos pontos positivos em concluir duas áreas de estudo. Podemos destacar:
- aumentar e diversificar o conhecimento;
- enriquecimento curricular;
- maiores chances de um bom emprego no mercado de trabalho;
- mais opções de ação;
- obtenção de dois diplomas e dois títulos profissionais.
Se pretende facilitar a sua vida acadêmica optando por duas faculdades ao mesmo tempo, vale a pena tomar alguns cuidados, como o tipo de formação. Bacharelado, especialmente aqueles de maior duração, como medicina e engenharia, são muito mais difíceis de combinar com outro curso. Tecnólogos que duram apenas 2 ou 3 anos e são bem aceitos no mercado de trabalho podem ser uma boa escolha.