16 de março de 2022
Rotina de estudos nas férias: tudo que você precisa saber!
Já sabe como fazer para manter uma rotina de estudos nas férias? Muitas pessoas acabam encarando o período de recesso como um momento para nem pensar em conteúdos escolares. No entanto, é uma oportunidade para aproveitar o tempo disponível e ter contato com novos conhecimentos.
Afinal, para criar o hábito de estudar com produtividade e sem procrastinação, é importante manter o ritmo, mesmo quando você não precisa cumprir nenhum prazo ou se esforçar demais.
Só que também é necessário aproveitar o tempo de férias para descansar e recarregar as energias. Sendo assim, como encontrar um bom equilíbrio? Neste post, vamos mostrar algumas estratégias que vale a pena adotar. Acompanhe e saiba mais!
Por que é importante manter o ritmo de estudos nas férias?
Estabelecer uma rotina de estudos, para muitas pessoas, é uma missão complicada. Alguns estudantes podem levar até meses para conseguirem, de fato, aplicar os métodos de aprendizado e pegar o ritmo. Mas, quando chegam as férias e toda essa produtividade é interrompida, no período de volta às aulas será necessário reiniciar todo o processo, voltando para as primeiras etapas.
Por outro lado, ao manter uma rotina de estudos produtiva, ainda que com menos horas de dedicação, é possível retomar o ritmo de forma rápida e prática, sem sofrer muito nas primeiras semanas.
E não pense que a rotina de estudo nas férias precisa ser algo maçante e cansativo. Inclusive, você nem precisa encostar nos temas vistos ao longo do Ensino Médio, da preparação para o vestibular ou da faculdade.
É possível seguir estudando conteúdos alternativos, caso você queira, mas que são construtivos e compatíveis com os seus interesses. Além disso, existem diversas formas de aprender, inclusive as mais divertidas, como:
- músicas e podcasts;
- filmes e documentários;
- livros didáticos ou literários;
- cursos e palestras.
Quais são as vantagens de manter uma rotina de estudos nas férias?
Ainda não se convenceu de que vale a pena continuar estudando nas férias? Veja, então, as principais vantagens de desenvolver esse hábito!
Oportunidade de tirar dúvidas
Sabe aquela matéria em que você sentiu mais dificuldade durante o último período de estudos, mas por conta de diversos motivos, não conseguiu focar como gostaria e tirar todas as dúvidas?
As férias podem ser o momento ideal para superar as suas dificuldades e dominar até os conteúdos que são mais complexos. Para quem não tem muita afinidade com disciplinas de Exatas, por exemplo, essa pode ser a ocasião perfeita para fazer mais exercícios e treinar as técnicas corretas para realizar os cálculos.
Possibilidade de aprender coisas novas
Ao longo de um período na escola, cursinho ou universidade, é complicado se dedicar a estudos sobre conteúdos que chamam a sua atenção, mas que não têm relação com a matéria que está sendo passada. Isso acontece tanto pela falta de tempo quanto pela diminuição da energia para focar novos aprendizados, devido ao cansaço do dia a dia.
Por outro lado, quando o recesso se inicia, é possível aumentar o ânimo para aprender coisas novas, assim como você tem mais tempo disponível no cotidiano para se dedicar a outras atividades.
É por esse motivo que vale a pena encontrar um curso para fazer nas férias, assistir a documentários de temas interessantes, ver as videoaulas que você colocou na lista, separar alguns livros para desenvolver o hábito da leitura, entre várias outras atividades.
Como você viu, para continuar estudando nas férias, não é necessário apenas se dedicar aos conteúdos acadêmicos ou aos temas para o vestibular. Existem diversas maneiras de manter o aprendizado e aproveitá-lo em várias etapas de sua vida.
Estudo sem cobrança
Não é muito melhor estudar sem a ideia de que, dentro de um determinado tempo, haverá uma prova? Ou, então, que é necessário acertar um total específico de questões para ter o desempenho esperado?
Aprender sem pressão faz com que você possa desfrutar melhor o período de estudos e, inclusive, ter mais entretenimento e diversão enquanto tem contato com novos conhecimentos.
Como manter a rotina de estudos nas férias e ainda descansar?
Mas, então, como manter a rotina de estudos nas férias e aproveitar todos esses benefícios, sem prejudicar o tempo de descanso? A seguir, confira algumas dicas de produtividade saudáveis!
Defina os momentos de estudo e descanso
A organização não deixa de ser necessária nas férias. Assim, que tal fazer um cronograma de estudos para essa época? Observe como você deseja que sejam os seus dias e separe os momentos de descanso dos de aprendizado.
Lembre-se de que, por estar de férias, não é necessário dedicar muitas horas para os estudos. Afinal, esse é um período em que o relaxamento e o lazer são prioridades. Por isso, organize os horários para encaixar todas as tarefas, sem sobrecarregar a sua rotina.
Tire um tempo só para você
É interessante que as primeiras e as últimas semanas de férias sejam dedicadas apenas para as atividades que você gostaria de realizar e que não tenham a ver com os estudos. Isso ajuda a descansar com mais qualidade.
Nos períodos disponíveis entre essas semanas, você pode aplicar o cronograma de estudos definido. Além disso, tenha em mente o que vale a pena ser revisado ou aprendido durante essa fase para se organizar melhor e evitar preocupações.
Pegue leve
Pode ser que a ideia de estudar nas férias faça com que você pense que é necessário se dedicar intensa e exaustivamente ao aprendizado. Mas não se esqueça de que esse é justamente o momento de relaxar.
Só que descansar com disciplina é muito mais benéfico para o seu desempenho acadêmico e para alcançar os resultados planejados. Por esse motivo, evite se cobrar demais nas férias e aproveite esse tempo para fazer atividades de lazer.
Qual é a importância do descanso?
Apesar de existir aquele discurso de que pessoas bem-sucedidas trabalham enquanto as outras estão descansando, saiba que isso não é totalmente verdade. A nossa mente, por mais incrível que seja, pode se sobrecarregar com facilidade quando não são feitas pausas adequadas.
É por esse motivo que o descanso é indispensável. Nesses momentos, é possível evitar o excesso de pensamentos e diminuir a necessidade de trabalho mental. Consequentemente, a disposição, a motivação e o foco aumentam após um tempo de pausa, possibilitando se manter no ritmo de estudos sem muita dificuldade.
Então, agora que você sabe que é importante manter uma rotina de estudos nas férias, porém, sem deixar de priorizar o descanso, qual é o próximo passo? É claro que se organizar para curtir esse período da melhor forma: com responsabilidade e equilíbrio.