5 de abril de 2019
6 dicas de como escolher a profissão certa
Conheça suas aptidões
Você tem um passatempo ou talento que você ama e no qual se julga muito bom? Pense em maneiras de transformar essas atividades que vêm naturalmente em uma possibilidade de especialização e emprego.
Trabalhar com madeira, tocar um instrumento, cozinhar pratos elaborados e cuidar dos animais são exemplos que podem levar a carreiras como design, música, gastronomia e medicina veterinária. Fazer o que você ama está diretamente ligado a uma profissão gratificante.
Avalie seu estilo de trabalho
A profissão certa para você pode estar relacionada ao seu estilo de trabalho. Você é uma pessoa de iniciativa, é capaz de atingir seus objetivos de maneira autônoma, ou precisa da disciplina de um ambiente estruturado para dar o seu melhor?
Uma avaliação honesta do seu estilo de trabalho vai ajudar você a decidir qual carreira combina mais com você. Se você é naturalmente um procrastinador, por exemplo, uma carreira que conte com um supervisor, ou cujas tarefas têm prazos bem definidos pode ser a mais indicada. Aqui, além de pensar em quais são seus interesses, considere o estilo de vida que você busca.
Converse com alguém da área
Se você está em dúvida entre várias profissões que gostaria de seguir, uma boa dica é conversar com alguém que trabalhe em cada uma dessas áreas. Um rápido bate-papo de 15 minutos com alguém que tenha um emprego que você acha que pode ser o seu futuro será muito valioso.
Muitos profissionais ficarão felizes em lhe mostrar os prós e contras da área, além de dar sugestões sobre qual o melhor caminho para se chegar lá.
Considere orientação profissional
Se você não tem nenhuma ideia de que profissão seguir e sente-se completamente perdido, um profissional especializado em orientação vocacional pode ajudá-lo muito.
Medindo sua aptidão para o sucesso em diferentes profissões e carreiras — ou, ainda, auxiliando na transição do seu emprego atual para a profissão dos seus sonhos —, ele vai direcionar você para o caminho mais indicado. Esses profissionais têm a experiência necessária para fornecer bons conselhos, reconhecendo características que você muitas vezes nem sabia que tinha.
Procure vivenciar a profissão
Uma experiência na área que em você deseja atuar pode ajudá-lo a tomar a decisão final. Por mais que, às vezes, não seja tão simples conseguir um estágio no ramo, procure aquele amigo ou conhecido da família que trabalha com o que você sonha — ou, ainda, busque opções na internet e se candidate explicando qual o intuito.
Mesmo que seja somente para acompanhar a rotina de um dia de trabalho e ter um pequeno vislumbre do que é a profissão, a oportunidade lhe dará uma visão realista do que é, na prática, aquilo que você já sabe na teoria.
Seja paciente
Encontrar a profissão certa é um processo, não um evento. Pense com cautela sobre todos os benefícios que determinada carreira pode lhe proporcionar, quais são seus objetivos a curto e longo prazo e imagine-se na profissão.
Não é tarefa simples escolher algo que talvez possa ser para a vida toda, então, não apresse-se na decisão. Ser paciente é fundamental.
Busque o autoconhecimento
Uma medida crucial para escolher uma carreira é promover o autoconhecimento. Para avaliar devidamente as profissões que despertam o seu interesse, analise se as suas características pessoais se encaixam com o que é exigido pelo mercado de trabalho.
Pense em um amigo que tem uma boa comunicação e facilidade de convencer as pessoas. Sem dúvida, são aspectos que favorecem optar pela área de Direito.
Por outro lado, suponhamos que você seja uma pessoa mais retraída, mas assimila informações com rapidez e aprende rápido como mexer com novos aparelhos e gadgets. Nesse caso, o segmento de tecnologia da informação pode ser o mais indicado para a sua trajetória profissional.
Procure informações sobre o curso
Inegavelmente o autoconhecimento é valioso para acertar na escolha da carreira. Afinal, é preciso avaliar se você tem aptidão e capacidade para exercer uma profissão com eficiência.
Contudo, é interessante analisar se o curso escolhido para se qualificar corresponde às suas expectativas. Não é raro uma pessoa perceber que não terá realização profissional durante o curso superior e desistir da graduação no meio do caminho.
Se você não quer passar por isso, a melhor alternativa é fazer uma pesquisa sobre como funciona o curso. Também é válido visitar instituições de ensino e conversar com professores e alunos. Muitas faculdades têm jornadas de portas abertas, ou mostra das profissões. Aproveite!
Dessa forma, você fica bem informado sobre as características da graduação e tem mais chances de acertar na escolha.
Converse com a família sobre como escolher a profissão
Uma das razões por que optar por uma profissão é difícil é a falta de conhecimento sobre as tendências do mercado e a inexperiência. Então, como ter mais segurança de que a carreira escolhida é adequada para você? Uma boa resposta é ter humildade para ouvir a opinião dos familiares.
Por conhecerem as suas características e habilidades, os pais ou outros familiares podem dar bons conselhos sobre a melhor alternativa para entrar no mercado de trabalho.
Entenda como funciona o mercado de trabalho
Quais as tendências da profissão que pretende exercer nos próximos anos? A resposta é muito importante para avaliar se está fazendo a melhor escolha para o seu futuro. Por isso, é fundamental compreender a dinâmica do mercado de trabalho nas áreas que despertam o seu interesse.
Também veja se terá condições de adquirir as habilidades necessárias para ser um profissional de sucesso, após o término da graduação. E tenha como foco o interesse na melhoria constante, porque a acomodação é um fator que diminui a empregabilidade de qualquer trabalhador.
Se você está bastante interessando em uma carreira e deseja conhecê-la na prática, o ideal é adotar algumas ações, como participar de palestras, feiras e seminários com profissionais da área; ler sites, blogs ou revistas que abordam as tendências do setor e fazer um estágio para vivenciar o dia a dia da profissão.
Quanto mais bem informado estiver sobre uma carreira, maiores são as chances de fazer uma escolha adequada.