15 de maio de 2019
7 lições de vida que os livros ensinaram e você jamais pode esquecer
Lição nº 1: Ser uma pessoa melhor
Livro: O Maior Vendedor do Mundo, por Og Mandino
Não se engane pelo título, pois ele não ensina técnicas de vendas. Em sua narrativa, O Maior Vendedor do Mundo leva até o leitor dez pequenos segredos para que ele se torne uma pessoa melhor. Isso acontece por meio da história de um jovem que encontra uma oportunidade única para mudar de vida, desde que ele consiga vender uma túnica vermelha. Só que tudo pode mudar quando em seu caminho aparece um recém-nascido com frio em uma estrebaria e a túnica pode ser a solução para esquentar o pequeno bebê.
Lição nº 2: Experimentar o autodescobrimento
Livro: Comer, Rezar e Amar, por Elizabeth Gilbert
Ao ler Comer, Rezar e Amar, você entra em contato com a história de autodescobrimento da autora durante uma viagem por três países: Indonésia, Índia e Itália. Com muito bom humor e espiritualidade, a autora vai descobrindo nessa jornada como se amar e buscar a felicidade dentro de si. É uma experiência muito interessante sobre como ver o mundo de uma forma diferente da habitual, buscando assim o equilíbrio, a paz interior e o prazer.
Lição nº 3: Ficar atento ao poder das palavras
Livro: A Menina que Roubava Livros, por Markus Zusak
Uma garota magricela e um hábito bem duvidoso: ela gosta de roubar livros. A narrativa envolve a história dessa garota a partir do momento em que ela se muda para a Rua Himmel e leva os acontecimentos até a Segunda Guerra Mundial. Entre as lições que o livro ensina, estão a de fazer aquilo que você acredita ser o certo, o efeito dominó, aproveitar as oportunidades antes que seja tarde demais e o poder que as palavras têm.
Lição nº 4: Estar a frente do seu tempo
Livro: O Diário de Anne Frank, por Otto H Frank e Mirjam Pressler
Anne Frank foi morta pelos nazistas. Ela ficou anos escondida em um sótão de uma casa em Amsterdã, na Holanda. No seu diário, ela narra os sentimentos, os medos e até mesmo as pequenas alegrias de uma garota judia que lutou para sobreviver ao Holocausto. Seu relato é tocante e impressionante. Aborda as atrocidades e os horrores cometidos contra os judeus. Apesar de tudo, Anne Frank transmite uma importante lição de esperança, fé e coragem.
Lição nº 5: Ter confiança, lealdade e coragem
Livros: Coleção Harry Potter, por J.K. Rowling
Nos livros da Coleção Harry Potter, o leitor consegue absorver uma série de lições de vida. Em A Pedra Filosofal, a lição de vida é encontrar amigos leais; em A Câmara Secreta, a lição é aprender que as escolhas são mais importantes que as habilidades; já em O Prisioneiro de Azkaban, todos os medos podem ser superados; em O Cálice de Fogo, valorizar seus pontos fortes; A Ordem da Fênix ensina você a ser seu próprio mentor; O Enigma do Príncipe mostra como manter um bom network; e, por fim, em As Relíquias da Morte, a grande lição é não desistir.
Lição nº 6: Apreciar as pequenas coisas
Livro: Trilogia do Senhor dos Anéis, por J.R.R. Tolkien
Os pequenos hobbits da trilogia do Senhor dos Anéis ensinam que os amigos são muito importantes, que dinheiro não é o mais importante na vida, que você não deve julgar o livro pela capa, que as pequenas coisas podem ser apreciadas e que você pode dizer sim para as aventuras.
Lição nº 7: Refletir sobre o ser e o ter
Livro: O Pequeno Príncipe, por Antoine de Saint-Exupéry
Por último e não menos importante, o clássico atemporal O Pequeno Príncipe. O livro nos faz refletir sobre ser ou ter. Fala sobre as relações baseadas no carinho e a importância da amizade. Além disso, o livro mostra que mais vale o autoconhecimento do que a vida alheia.
Gostou da nossa seleção? Diga qual é sua obra preferida nos comentários do post.