Pular para o conteúdo

A importância da leitura para o desenvolvimento profissional

11 de setembro de 2020

É muito difícil encontrar um profissional de sucesso que não saiba valorizar a importância da leitura para o seu desenvolvimento, tanto pessoal quanto de sua carreira. Incorporar o hábito de ler mais livros em sua rotina não só trará resultados em seu emprego como vai permitir que você expanda muito mais o seu conhecimento.




Conheça os benefícios da leitura

Como você deve ter percebido, o nosso propósito, neste post, é ajudar você a perceber como a leitura faz bem para o seu dia a dia. Engana-se quem pensa que para ler mais é necessário pegar livros com mais de 500 páginas, letras pequenas e com uma linguagem rebuscada.

Percebe que só de você ter acessado este post, já está se dispondo a ler mais? Por isso, além de ajudar você a perceber a importância da leitura no dia a dia, estamos incentivando você a dar o primeiro passo para criar esse hábito.

Para aproveitar os benefícios da leitura, é possível usar diversas ferramentas. Entre elas, podemos citar os livros (impressos ou e-books), revistas, jornais (físicos e eletrônicos), periódicos, artigos em blogs, entre várias outras opções.

O importante é selecionar um tema que interesse a você ou que seja necessário para o seu aprendizado. Trouxemos alguns exemplos de benefícios que você obterá por meio da leitura.

Promove a criação e incorporação de um pensamento mais crítico

capacidade crítica está intimamente ligada ao desenvolvimento intelectual. Ao ler mais no seu dia a dia, você acessa e constrói um maior armazém de informações dentro de sua cabeça, permitindo ver as situações do mundo com opiniões mais concretas e autênticas.

Com um tempo, você vai perceber que essa habilidade se expande também para o seu modo de falar e expor os seus pensamentos. Assim, é possível fugir um pouco do senso comum e colocar a mente para trabalhar ao se questionar mais, além de promover diálogos interessantes em seus ciclos sociais.

Permite aprender novas coisas

Ter contato com novas informações faz com que você aprenda ou se aprofunde mais em um assunto. Isso pode estar ou não relacionado à sua área de estudo, ou trabalho, mas, de qualquer forma, tem muito a contribuir com o seu conhecimento e com o seu repertório sociocultural.

Melhora o vocabulário

Além de aprender sobre novos assuntos, você descobre novas palavras. Isso ajuda muito a melhorar a sua comunicação e a forma como você se expressa no mundo. Diversificar o vocabulário é algo muito importante para quem quer ter uma carreira de sucesso, pois promove uma escrita e uma fala mais fluídas.

Ajuda a ser mais criativo

Ao ler um conto ou um romance, por exemplo, você se permite sair do mundo real e viajar pelo universo das ideias, a fim de imaginar os cenários, a fisionomia dos personagens, entre outros aspectos narrados ou não na história.

As lições dos livros ajudam muito a trabalhar a sua criatividade, mesmo que indiretamente. Ao incorporar o hábito da leitura no seu dia a dia, você perceberá o desenvolvimento de uma maior facilidade em escrever, traçar estratégias e ter novas ideias.

Diminui o estresse

Ter um tempo para cuidar de si mesmo e relaxar é fundamental para o seu bem-estar. A leitura é um hobby que ajuda no controle de estresse e da ansiedade, pois faz com que a mente permaneça focada em um determinado assunto.

Entenda como ler mais

Esses benefícios da leitura são irresistíveis, não é verdade? Sabendo dessas vantagens, descubra o que você pode fazer para ler mais no seu cotidiano!

Organize a sua rotina

Uma das desculpas clássicas de quem lê pouco no dia a dia é a falta de tempo. Isso é comum, pois a sociedade sofre a tendência de ter uma rotina cada vez mais corrida, na tentativa de conciliar as vidas profissional e pessoal.

No entanto, essa correria deriva, na maioria das vezes, da falta de organização. Traçar um cronograma semanal, com os seus afazeres e tempos livres, faz com que você encontre um espaço para colocar a leitura na sua rotina.

Reserve um espaço para a leitura

Separar um espaço para ler é outra maneira de praticar mais esse hobby. Afinal, cada vez que você passar por ele, vai se lembrar do que estava lendo e vai se sentir motivado a continuar a leitura.

Você pode, por exemplo, colocar um banco ou uma cadeira no sol, pela manhã, para ler alguns capítulos de um livro ou verificar o noticiário. Assim, você tem um despertar menos atribulado, coloca a sua vitamina D em dia e ainda se sente mais relaxado para dar sequência ao dia.

Defina uma meta de leitura

As metas sempre nos estimulam a ir em busca dos nossos objetivos. Por isso, estabelecer quantas páginas você gostaria de ler durante a semana ou quantos livros deseja ler no ano é uma forma de fazer com que você fique cada vez mais assíduo na leitura.

Separe um período para ler diariamente

Lembra de que a organização da rotina é fundamental para encontrar um tempo para ler? Para que essa atitude se torne um hábito, por que não praticar a leitura todos os dias no mesmo horário? Assim, você se acostuma a um novo padrão e consegue terminar mais obras literárias.

Gostou de saber mais sobre a importância da leitura para o seu dia a dia? Essa prática ajuda a ter mais concentração, criatividade, disciplina, pensamento crítico e, é claro, conhecimento. Por isso, aproveite esses benefícios para dar um novo sentido para a sua vida profissional ou acadêmica. Desse modo, você consegue atingir os seus objetivos de uma maneira mais estratégica e se sentir mais realizado.

Comentários

Comentários