1 de outubro de 2021

As soft skills necessárias para o retorno ao presencial


Com a mudança radical das dinâmicas de trabalho por conta da pandemia, o mercado corporativo notou um prazo de validade até nas verdades absolutas. Veja só: o home office quebrou as barreiras e deixou nove em cada dez organizações com o desejo de implementar um modelo de trabalho híbrido, segundo estudo da McKinsey. No entanto, a maioria delas continua sem um plano de ação.

São fases cíclicas

Para a fundadora da Sputnik, Mari Achutti, olhar para as habilidades de forma plural é importante para construir uma equipe preparada para enfrentar os novos desafios do mercado de trabalho. “A pandemia serviu para aumentar a discussão sobre saúde mental do colaborador e valorizar ainda mais competências como empatia e colaboração”, pontua.

Com uma força laboral fragilizada com o isolamento, readaptação e, algumas vezes, até com o luto de amigos e familiares, esse é o momento de se sensibilizar para uma retomada aos escritórios. Nesse sentido, as aptidões sócio-emocionais, também conhecidas como soft skills, ganham destaque novamente.

É uma situação generalizada, até mesmo marcas vistas como disruptivas, como Google e Apple, estão enfrentando dificuldades no retorno. “Nos Estados Unidos, os funcionários da detentora do iPhone chegaram a produzir uma carta aberta para o presidente, Tim Cook, reforçando a infelicidade com as escolhas da companhia. Logo, nesse momento será preciso encontrar o equilíbrio entre as capacidades técnicas e comportamentais”, complementa Mari.

Se antes da Covid-19, o mercado já estava prestando atenção nessas skills, como flexibilidade, boa gestão de tempo e eficiência ao operar em grupo, nos próximos meses elas serão temas ainda mais relevantes. Até mesmo o Google Trends já aponta o crescimento do interesse no assunto, deixando quem ignora esse tipo de maestria ultrapassado.

Na prática!

Pensando nisso, a dirigente da Sputnik elencou algumas das skills fundamentais para fazer um bom retorno ao escritório. Veja:

Adaptabilidade: atualmente, é uma das destrezas mais desejadas pelos recrutadores. Ela foi importante no manejo do time do escritório para casa e, agora, será importante para fazer o caminho inverso.

Empatia: é uma ferramenta indispensável para vivermos em sociedade e não poderia ser diferente dentro do mundo corporativo. Ela faz você se colocar no lugar de um terceiro na mesma situação para tentar entender a posição dele. Portanto, essa prática é essencial para líderes fazerem uma gestão de pessoas com qualidade.

Colaboração: é trabalhar em conjunto em prol de algo maior. Isso sempre foi muito necessário para um ambiente harmonioso e sistêmico, principalmente durante momentos de incertezas.

Organização e planejamento: isso é indispensável no dia-a-dia, pois quando se tem tudo sob controle, a rotina fica menos suscetível a erros, deixando seu tempo ainda mais eficiente.

Resiliência: o ofício muitas vezes nos tira da zona de conforto e traz desafios nem sempre bem-vindos. Nesse sentido, essa qualidade nos permite se recuperar depois de enfrentar adversidades. Então, em um contexto de mudanças radicais nas dinâmicas corriqueiras, ela passa a ser uma skill quase obrigatória dentro dos estabelecimentos. Afinal, ter um bom controle emocional é importantíssimo diante de imprevistos.

Portanto, não existe fórmula mágica para a adoção do hibridismo. “Contudo, para o futuro laboral, um aspecto dele é unânime: a flexibilidade. Os espaços seguirão essa tendência tanto em termos de contratos, os quais podem aumentar ou diminuir a qualquer momento, quanto em versatilidade de ambientes”, diz o diretor de área da WeWork no Brasil, Guilherme Chernicharo.

Logo, alcançar esse equilíbrio inteligente será fundamental para, inclusive, atrair e reter novos talentos e nessa dualidade as empresas devem encontrar a melhor fórmula para se ajustar às necessidades e preferências do staff. É um desafio, mas faz parte da disruptividade do amanhã e, principalmente, de hoje!

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Você já tem essas skills?

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