Pular para o conteúdo

Como fazer um currículo

5 de agosto de 2019

Muitos têm dúvidas sobre como montar uma apresentação pessoal atraente aos olhos dos recrutadores e selecionadores. Estamos falando do currículo, o primeiro contato de um profissional com a empresa. Quer chamar a atenção? Continue lendo!




Para auxiliar quem ainda está perdido nesse assunto, Ana Paula Barbosa, consultora de RH, do Rio de Janeiro, dá algumas dicas. Segundo a especialista, independentemente da vaga pretendida, todo cuidado é pouco para causar um bom impacto. “Em alguns casos, a única maneira de se comunicar com a empresa é por meio desse arquivo”, conta. 

Desse modo, veja algumas regras a serem seguidas na hora de montar seu Curriculum Vitae (CV). 

I. Clareza
Deixe claro seus objetivos, qual cargo você procura. 

II. Habilidades: quais devo colocar? 
Aqui, a sugestão é pensar com atenção e praticar o autoconhecimento. Assim, você consegue ser mais assertivo ao elencar seus pontos fortes.

III. Português
Pode parecer mentira, mas muitos acabam pecando na linguagem e isso pode atrapalhar a contratação. Comunicação é um aspecto essencial para o mercado e respeitar a norma culta pode fazer a diferença. 

IV. Design
Muitos acabam montando modelos pré-selecionados encontrados na Internet. O ideal, nesses casos, é usá-los como inspiração e não apenas copiá-los. 

V. Aceita mais de uma profissão? 
Há quem procure vagas em diversas áreas de atuação e, ter um CV elaborado para cada uma delas é essencial. 

Marcos Lima cursa geografia na Unicid e conta como se sentiu perdido quando foi procurar sua primeira oportunidade no mercado. “Queria ser Jovem Aprendiz e não sabia por onde começar. Provavelmente, fui eliminado algumas vezes de processos seletivos por não ter me informado mais sobre esse assunto”, relata. 

Portanto, se você quer conquistar uma oportunidade de estágio, aprendizagem ou até mesmo de efetivo, siga essas orientações. O Polo te deseja sucesso! 

Fonte: Nube

Comentários

Comentários