Pular para o conteúdo

Como ser professor? Saiba o que cursar e se vale a pena

12 de agosto de 2019

Se você é uma dessas pessoas que levam jeito para ensinar, a ideia de se tornar um educador certamente já deve ter passado pela sua cabeça. Mesmo assim, é normal ter algumas dúvidas sobre como ser professor, uma vez que há vários caminhos possíveis para essa carreira.




Para se ter uma ideia, você pode ser um professor na educação básica — lecionando na educação infantil, no ensino fundamental e no médio —, no ensino técnico e nas graduações, e, ainda, em cursos de pós-graduação. No entanto, é claro que cada um desses segmentos exige um determinado nível de formação.

Quer saber mais sobre como você pode se tornar um professor, além de descobrir se essa profissão vale a pena? Continue lendo este artigo e confira as informações que reunimos para esclarecer as suas dúvidas sobre esse assunto!

O que cursar para ser professor?

Existem várias modalidades de cursos que formam professores, cada uma voltada para algum segmento educacional. A seguir, você vai entender melhor do que estamos falando.

Magistério

O magistério é um curso de nível médio que permite lecionar na educação infantil. Houve uma época em que o professor formado em Magistério também podia lecionar nos primeiros anos do ensino fundamental, mas mudanças na legislação restringiram sua atuação a creches e pré-escolas.

Normal Superior

Esse tipo de curso é uma graduação de licenciatura plena que habilita o profissional a lecionar tanto na educação infantil quanto na fase inicial do ensino fundamental. Em 2006, porém, o curso Normal Superior foi extinto pelo Ministério da Educação, que passou a exigir a formação em Pedagogia para os profissionais dessa área.

Pedagogia

O curso de Pedagogia é uma graduação que prepara o professor para a educação infantil e ensino fundamental do 1º ao 5º ano. Além disso, os pedagogos também podem trabalhar na gestão escolar.

Licenciatura

As licenciaturas são graduações que habilitam o professor a lecionar na educação básica, desde a educação infantil até o ensino médio. São direcionadas a diversas áreas do conhecimento, como Letras, Matemática, História, Geografia, Biologia, Física e Química, entre outras.

Para ser professor no ensino superior, é necessário ter alguma graduação — licenciatura ou bacharelado — e, em seguida, fazer uma pós-graduação — especialização, mestrado ou doutorado. Aqueles que contam apenas com o diploma de bacharelado não podem lecionar.

Qual é a situação do mercado de trabalho para os professores?

Embora se fale muito das dificuldades de ser professor, essa é uma carreira bastante segura. A educação é um mercado constantemente aquecido, com oportunidades no setor público e privado. O ensino público, a propósito, proporciona uma grande estabilidade profissional, graças aos concursos nos quais os professores podem conquistar uma vaga de emprego permanente.

Como ser um bom professor?

Os professores têm uma missão imprescindível na formação das crianças e jovens. Por isso, é importante não se limitar apenas a seguir os planos de aulas, explicando os conteúdos curriculares e aplicando provas e trabalhos escolares.

Para ser um bom professor, você deve saber motivar os seus alunos, mostrando a eles o porquê de estudarem aqueles conteúdos e tornando as aulas mais interessantes. Outra atitude fundamental é ter consciência de que a classe é diversificada e pode haver alunos com diferentes graus de dificuldade. Em suma, um professor atento ao seu trabalho consegue realmente fazer diferença na educação.

Portanto, podemos notar que, se você se identifica com essa carreira, vale a pena apostar nela. Agora que você já sabe como ser professor, escolha em que segmento gostaria de atuar e não se esqueça de selecionar uma boa instituição de ensino para conquistar o diploma. Assim, você se tornará um profissional qualificado e satisfeito com a sua formação.

Comentários

Comentários