30 de julho de 2018
Conheça seus limites!
De acordo com Ingrid Emerick, coach e consultora de carreira, do Rio de Janeiro, ter essa consciência é fundamental, pois só assim você consegue ser produtivo e estar disposto. “Viver o tempo todo acima do limite tira nossa energia e não é sustentável. Em algum momento a corda arrebenta”, indica.
Segundo a especialista, nesse caso, a sensação de cansaço predomina e é necessário aprender a descansar e impor barreiras. “Ficar nesse estado traz consequências e reflexos no corpo, no emocional e na carreira. Essa questão pode fazer você deixar de ser admirado e desejado por estar sobrecarregado e obter entregas desalinhadas”. Ou seja, o seu bem-estar será prejudicado e o rendimento também cairá.
Portanto, quando se pratica o autoconhecimento, você consegue compreender até onde consegue ir sem se frustrar. Para Ingrid, com isso, fica mais fácil alinhar melhor os objetivos e as expectativas com as pessoas e com a própria empresa. “Quando se aplica esse conceito, a energia necessária para darmos o melhor de nós é retomada”, indica. Para te ajudar nessa questão, Ingrid separou algumas dicas:
Tenha períodos de descanso: esses momentos offs são fundamentais, pois restabelecem a sua disposição. Estabeleça pausas.
Pratique o autoconhecimento: invista um tempo para se conhecer, dessa forma, saberá suas limitações e também desejos.
Desenvolva sua inteligência emocional: saiba controlar e equilibrar suas emoções para poder lidar com as mais diversas situações.
O estudante de tecnologia, Gilbran Reis, acredita: o segredo está em procurar a superação todos os dias. “Procuro me conhecer e evoluir sempre para me tornar um profissional melhor”, conta. Para ele, quando você compreende o quanto é capaz, surgem novas e maiores metas para se alcançar. Assim, o crescimento é inevitável.
A recompensa de estabelecer limites é a satisfação de realizar seus desejos e poder desenvolver seu talento no tempo adequado e sem frustrações. Tudo isso, com determinação e de forma saudável.