O curso de Pós-graduação em Docência no Ensino Superior busca ampliar as possibilidades no mercado de trabalho para que profissionais da área da educação possam atuar em consonância com as novas perspectivas das metodologias, tecnologias e práticas de ensino.
A especialização propõe atender as necessidades dos docentes em relação a uma educação continuada, promovendo atualizações e revisões de metodologias e práticas docentes em uma realidade em constante transformação. Por isso, o caráter multidisciplinar do curso é essencial e inovador.
Objetivo do curso
Desenvolver uma visão de metodologia do ensino superior em suas articulações com a pesquisa, leitura e produção de textos didáticos, de modo a favorecer processos de ensino e aprendizagem mais reflexivos e significativos.
Ampliar as possibilidades do trabalho docente focalizando em estratégias de ensino que envolva a pesquisa e a produção de materiais didáticos mais adequados e que acrescente perspectivas sobre o processo de aquisição do conhecimento pelo aluno.
METODOLOGIA ESPECÍFICA:
Os cursos de pós-graduação 4.0i baseiam-se em disciplinas diferenciadas nas quais se observam além dos materiais didáticos assíncronos, webaulas dinâmicas e interativas, de design criativo e colaborativo, ministradas por professores mestres e doutores de reconhecido renome no mercado de trabalho.
Os encontros síncronos, também denominados como webaulas duram 2h em média e ocorrem de forma quinzenal. Sendo assim, totalizam-se 2 webaulas por mês em cada uma das disciplinas do curso, exceto para as disciplinas optativas e as disciplinas de Seminários e Projeto de Competências Profissionais e Gestão de Carreira. Ressalta-se ainda a realização de atividade final em grupo a ser entregue ao final de cada disciplina. Neste sentido, competências profissionais emblemáticas do atual mercado de trabalho são desenvolvidas, tais como: liderança, espírito de equipe, argumentação e senso crítico.
Diferenciais do Curso
São diferenciais do do curso de Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior:
- Promover o conhecimento de metodologias e estratégias didáticas pertinentes à área de atuação docente, o que, por sua vez, torna necessária a sua habilidade de produzir textos didáticos em que o significado e o sentido do conteúdo trabalhado possam ser efetivamente captados pelo aluno.
- Contemplar de modo articulado, o ensino, a pesquisa e a produção de textos didáticos, que viabilizem uma leitura e uma escrita, enquanto elementos favorecedores do processo ensino e aprendizagem.
- Auxiliar o professor no que se refere ao seu desenvolvimento profissional, promovendo a aquisição de habilidades e competências para desenvolver um trabalho pedagógico centrado em uma fundamentação teórica consistente que lhes permita um processo reflexivo sobre sua ação pedagógica.
- Reconhecer as múltiplas dimensões do trabalho docente, a partir da análise crítica do contexto em que se realiza sua prática educativa.
- Propiciar a aquisição de conhecimento para que o docente atue de forma competente, demonstrando sensibilidade ética e consciência política da importância do professor universitário no processo de transformação social.
- Fornecer subsídios para que os profissionais possam elaborar e desenvolver projetos de pesquisa que contribuam para melhor compreensão da realidade educacional brasileira na contemporaneidade.
- Gerar a aquisição de conhecimento profissional que permita ao docente um exercício profissional mais criativo e contextualizado.
Público Alvo
Professores do Ensino Superior e Professores da Educação Básica.