O curso de Pós-graduação em Educação Inclusiva tem como objetivo incluir estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns do ensino regular. Ou seja, ao escolher este curso, o estudante conhecerá os paradigmas da educação especial e inclusiva, como esses temas são tratados no panorama nacional, os tipos de deficiências e seus desdobramentos em âmbito escolar, além da promoção plena da valorização da dignidade humana.
Em um momento de plena valorização da dignidade humana, a Educação Inclusiva deve ser entendida como o processo de inclusão de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns do ensino regular.
Observação importante: O interessado em realizar o curso deve verificar, junto ao sistema estadual de ensino de seu respectivo estado, as exigências para a atuação na Educação Inclusiva. O curso de EDUCAÇÃO INCLUSIVA, por si só, não permite o exercício da função em entidade pública no âmbito do Estado de São Paulo pois, especialmente neste estado, o aluno deverá, obrigatoriamente, cumprir o curso Educação Especial ¿ 600h e ser portador de diploma de Licenciatura.
Objetivo do curso
Em um momento de plena valorização da dignidade humana, a Educação Inclusiva deve ser entendida como o processo de inclusão de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns do ensino regular. Então, ao escolher este curso, você conhecerá os paradigmas da educação especial e inclusiva, de que maneira esses temas vêm sendo tratados no panorama nacional, os tipos de deficiências e seus desdobramentos em âmbito escolar.
Diferenciais do Curso
São atributos do curso de Pós-graduação em Educação Inclusiva:
- Conhecer os princípios que norteiam os estudos na área da educação especial e inclusiva;
- Conhecer e compreender o panorama nacional relativo a Educação Especial e Educação Inclusiva;
- Conhecer e compreender as diferentes deficiências, suas principais características e formas de intervenção;
- Discutir sobre as deficiências e seus desdobramentos em âmbito escolar;
- Formar profissionais de diferentes áreas, para trabalhar com pessoas com deficiência na perspectiva da inclusão.
Na Cruzeiro do Sul Virtual, o curso possui carga horária de 400 horas distribuídas em 6 meses, contando com a orientação para pesquisas e elaboração do artigo como Trabalho de Conclusão de Curso. Eventuais estágios e outras atividades presenciais poderão acontecer em locais definidos pela área Acadêmica.
Público Alvo
Tem como público-alvo egressos dos cursos de licenciatura das diferentes áreas, pedagogos, professores das redes oficiais de ensino pública e privada, graduados interessados que pretendam se especializar em Educação Inclusiva. O curso, por si só, não permite o exercício da função em entidade pública no âmbito do Estado de São Paulo, pois, especialmente neste estado, o aluno deverá, obrigatoriamente, cumprir curso de 600h e ser portador de diploma de Licenciatura. Por isso, o interessado em realizar o curso deve verificar, junto ao sistema estadual de ensino de seu respectivo estado, as exigências para a atuação na área.