A principal função do engenheiro ambiental é preservar a qualidade da água, do ar e do solo. Desta forma, ele realiza estudos de impacto ambiental, propondo soluções para o aproveitamento racional dos recursos naturais.
Elaborar e executar planos, programas e projetos de gerenciamento de recursos hídricos, saneamento básico, tratamento de resíduos e recuperação de áreas contaminadas ou degradadas também são algumas de suas principais atividades.
Ele pode também ocupar-se do estudo de várias fontes de energia e da avaliação do potencial energético de uma região, bem como o gerenciamento de crédito de carbono.
Devido à demanda recente, ao desenvolvimento econômico acelerado e à legislação cada vez mais rigorosa de proteção ao meio ambiente, o mercado para este profissional é muito promissor. Empreendimentos que exigem avaliações de impacto ambiental, como usinas, indústrias de base e grandes obras de infraestrutura, buscam cada vez mais o especialista para o controle de poluição.
Também há boa procura pela área de exploração de petróleo. No setor privado, o profissional pode atuar em departamentos de planejamento e gestão ambiental de grandes indústrias.
O profissional formado na Faculdade de Engenharia Ambiental EAD Semipresencial 4.0 também trabalha em empresas de consultoria e auditoria ambiental, que atendem à demanda de serviços por parte, principalmente, de construtoras.