Letras – LIBRAS

Sobre O Curso

O Curso de Licenciatura em Letras-Libras habilita o profissional para lecionar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A graduação na área apresenta práticas para que por meio do ensino da língua, ocorra o processo de inclusão de pessoas com deficiência auditiva na educação.

duração do curso:
8 Semestres

MERCADO DE TRABALHO

O profissional da Língua Brasileira de Sinais – Libras, encontra uma área muito abrangente de atuação, ou seja, ela está em todos os segmentos em que a comunicação de surdos seja necessária.

Sendo assim, há espaço para atuação nos setores:

  • Educacional
  • Corporativo
  • Comercial
  • Na área da saúde
  • No turismo
  • Midiático
  • E até mesmo em comunicações governamentais de interesse público.

Áreas de atuação

O curso de Letras em Libras tem como seu objetivo, capacitar profissionais para que estejam aptos a usar e a ensinar as diferentes manifestações da Língua Brasileira de Sinais, com um foco voltado na educação básica e na interpretação da mesma para que se atue em diversos segmentos da sociedade.

O formado na área pode trabalhar em nas seguintes áreas:

  • Escritórios de tradução
  • Intérprete em empresas de diversas áreas
  • Departamentos de comunicação
  • No serviço público, como tradutor de audiências jurídicas, em centros culturais, escritórios de recrutamento
  • ONGs
  • DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL
  • LÍNGUA PORTUGUESA: ESTUDOS GRAMATICAIS
  • LINGUÍSTICA
  • PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA
  • AMBIENTAÇÃO DIGITAL
  • ALFABETIZAÇÃO E MULTILETRAMENTOS
  • PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRAS EM LETRAS
  • LÍNGUA PORTUGUESA: FONÉTICA E FONOLOGIA
  • TEORIAS DO DISCURSO
  • PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA EM LETRAS I
  • LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE
  • LEITURA LITERÁRIA:POESIA
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA:FUNDAMENTOS E PRÁTICAS
  • LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA
  • PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA EM LETRAS II
  • EDUCAÇÃO DE SURDOS: HISTÓRIA E FUNDAMENTOS
  • LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: CONTEXTUALIZAÇÃO
  • AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS
  • PROJETO INTEGRADOR DE COMPETÊNCIA EM LETRAS – LIBRAS
  • PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA EM LETRAS III
  • EDUCAÇÃO DE ESTUDOS SURDOS:TEORIAS E APLICAÇÕES
  • LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: INICIAL
  • ESCRITA DE SINAIS:INICIAL
  • DIDÁTICA E EDUCAÇÃO DE SURDOS
  • LÍNGUA PORTUGUESA: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA
  • PROJETO INTEGRADOR DE COMPETÊNCIAS EM LETRAS – LIBRAS II
  • PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA EM LETRAS IV
  • FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
  • TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS: MEDIAÇÃO
  • LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS:BÁSICO
  • ESCRITA DE SINAIS:BÁSICO
  • METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO L I
  • PROJETO INTEGRADOR DE COMPETÊNCIAS EM LETRAS – LIBRAS III
  • PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA EM LETRAS V
  • PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO L I
  • LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: INTERMEDIÁRIO
  • ESCRITA DE SINAIS: INTERMEDIÁRIO
  • TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS: O INTÉRPRETE E A APRENDIZAGEM
  • METODOLOGIA DE ENSINO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO L 2
  • SOCIOLINGUÍSTICA
  • ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO L 1
  • PROJETO INTEGRADOR DE COMPETÊNCIA EM LETRAS- LIBRAS IV
  • PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA EM LETRAS VI
  • PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO L2
  • EDUCAÇÃO SURDA E SOCIEDADE
  • LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: INDEPENDENTE
  • ESCRITA DE SINAIS: INDEPENDENTE
  • CRIAÇÃO LITERÁRIA SURDA: PRODUÇÃO DE IMAGENS E TEXTOS
  • ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO L2
  • PROJETO INTEGRADOR DE COMPETÊNCIA EM LETRAS – LIBRAS V
  • PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
  • LEITURA LITERÁRIA PROSA
  • METODOLOGIA DE ENSINO DE LITERATURA VISUAL
  • EDUCAÇÃO DE SURDOS E NOVAS TECNOLOGIAS
  • LITERATURA INFANTOJUVENIL SURDA
  • ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LITERATURA VISUAL
  • PROJETO INTEGRADOR TRANSDISCIPLINAR EM LETRAS – LIBRAS
  • PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA EM LETRAS VII
  • TEORIAS DO DISCURSO
  • PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA EM LETRAS I
  • LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE
  • LEITURA LITERÁRIA:POESIA
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA:FUNDAMENTOS E PRÁTICAS
  • LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA
  • PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA EM LETRAS II
  • EDUCAÇÃO DE SURDOS: HISTÓRIA E FUNDAMENTOS
  • LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: CONTEXTUALIZAÇÃO
  • AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS
  • PROJETO INTEGRADOR DE COMPETÊNCIA EM LETRAS – LIBRAS
  • PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA EM LETRAS III
  • EDUCAÇÃO DE ESTUDOS SURDOS:TEORIAS E APLICAÇÕES
  • LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: INICIAL
  • ESCRITA DE SINAIS:INICIAL
  • DIDÁTICA E EDUCAÇÃO DE SURDOS
  • LÍNGUA PORTUGUESA: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA
  • PROJETO INTEGRADOR DE COMPETÊNCIAS EM LETRAS – LIBRAS II
  • PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA EM LETRAS IV
  • FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
  • TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS: MEDIAÇÃO
  • LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS:BÁSICO
  • ESCRITA DE SINAIS:BÁSICO
  • METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO L I
  • PROJETO INTEGRADOR DE COMPETÊNCIAS EM LETRAS – LIBRAS III
  • PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA EM LETRAS V
  • PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO L I
  • LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: INTERMEDIÁRIO
  • ESCRITA DE SINAIS: INTERMEDIÁRIO
  • TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS: O INTÉRPRETE E A APRENDIZAGEM
  • METODOLOGIA DE ENSINO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO L 2
  • SOCIOLINGUÍSTICA
  • ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO L 1
  • PROJETO INTEGRADOR DE COMPETÊNCIA EM LETRAS- LIBRAS IV
  • PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA EM LETRAS VI
  • PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO L2
  • EDUCAÇÃO SURDA E SOCIEDADE
  • LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: INDEPENDENTE
  • ESCRITA DE SINAIS: INDEPENDENTE
  • CRIAÇÃO LITERÁRIA SURDA: PRODUÇÃO DE IMAGENS E TEXTOS
  • ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO L2
  • PROJETO INTEGRADOR DE COMPETÊNCIA EM LETRAS – LIBRAS V
  • PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
  • LEITURA LITERÁRIA PROSA
  • METODOLOGIA DE ENSINO DE LITERATURA VISUAL
  • EDUCAÇÃO DE SURDOS E NOVAS TECNOLOGIAS
  • LITERATURA INFANTOJUVENIL SURDA
  • ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LITERATURA VISUAL

 

 

  • Interessado no curso ? Então aproveite, Inscreva-se e garantacondições especiais de matrícula exclusivas para você :