O profissional especializado em Psicopedagogia Institucional tem como principal função auxiliar as atividades de alunos que falham na aprendizagem e/ou nas estratégias de prevenção de um fracasso acadêmico.
A psicopedagogia institucional trabalha com populações em locais como escolas, empresas e hospitais. Por exemplo:
- Dentro de uma escola, o profissional analisa toda a instituição;
- Em um ambiente empresarial, os psicopedagogos muitas vezes atuam na área de recursos humanos e facilitam atividades que promovem a compreensão e o compartilhamento de informações, além de estimular novas formas de relacionamento entre funcionários e gestores;
- No hospital, a conduta desse profissional está relacionada ao acompanhamento dos pacientes internados para que permaneçam ligados ao processo de aprendizagem e consigam se adequar novamente ao ambiente escolar após a alta.
Objetivo do curso
O aluno do Curso de Pós-graduação Semipresencial em Psicopedagogia Institucional 4.0i será capaz de:
- Perceber-se como agente educacional, corresponsável pelo processo de aprendizagem, garantindo um real aproveitamento do indivíduo e contribuindo para a correção de possíveis falhas na relação entre escola, família, empresa, educando e educador;
- Diferenciar criticamente as inadequações da instituição de ensino, da família ou do grupo social como intervenientes no processo psicopedagógico;
- Orientar os professores/educadores e as famílias no processo de atendimento aos indivíduos com problemas de aprendizagem;
- Refletir criticamente a sua prática como psicopedagogo, ampliando a sua visão do processo de aprendizagem.
METODOLOGIA ESPECÍFICA:
Os cursos de pós-graduação 4.0i baseiam-se em disciplinas diferenciadas nas quais se observam além dos materiais didáticos assíncronos, webaulas dinâmicas e interativas, de design criativo e colaborativo, ministradas por professores mestres e doutores de reconhecido renome no mercado de trabalho.
Os encontros síncronos, também denominados como webaulas duram 2h em média e ocorrem de forma quinzenal. Sendo assim, totalizam-se 2 webaulas por mês em cada uma das disciplinas do curso, exceto para as disciplinas optativas e as disciplinas de Seminários e Projeto de Competências Profissionais e Gestão de Carreira.
Ressalta-se ainda a realização de atividade final em grupo a ser entregue ao final de cada disciplina. Neste sentido, competências profissionais emblemáticas do atual mercado de trabalho são desenvolvidas, tais como: liderança, espírito de equipe, argumentação e senso crítico.
Diferenciais do Curso
Essas são as principais características e diferenciais do curso de Pós-graduação Semipresencial em Psicopedagogia Institucional – 4.0i:
- Propor atividades formativas a partir das necessidades diagnosticadas.
- A especialização é estruturada com uma matriz curricular muito atual e alinhada às melhores práticas do mercado.
- Ambiente Virtual de Aprendizagem de última geração (Canvas); tutoria online; professores qualificados, videoaulas e biblioteca virtual.
- Material didático de excelência desenvolvido por professores mestres e doutores. Além da capacidade de flexibilizar os horários de estudo, se adequando a rotina do aluno, facilitando o processo de aprendizagem para um método efetivo de aquisição de conhecimento.
Público Alvo
Graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Professores com Licenciatura Plena, demais graduados com interesse na temática.