23 de outubro de 2017

Dicas de segurança digital


As empresas precisam investir cada vez mais em tecnologias de alta proteção contra hackers, pois o prejuízo financeiro pós-invasão pode ser milionário. Se você já viveu uma situação parecida, sabe dos transtornos e consequências negativas para qualquer empreendimento, muitas vezes afetando inclusive a vida de milhares de pessoas. Veja como isso pode ser prevenido:

Para dar dicas de segurança, Emmanuel Santana, co-fundador e CTO da Reamp – ofertadora de tecnologias e serviços para gestão de mídia e dados – listou oito medidas simples de prevenção contra a fraude digital.

1. Antivírus: muitas ferramentas se passam por “antivírus” para acessar dados do administrador do computador. Para se prevenir desse ataque, verifique quem desenvolveu o programa a ser utilizado para se garantir da segurança e utilize sistemas operacionais atualizados.

2. Ferramentas “milagrosas”: certifique-se de sua originalidade e competências. Podemos citar um exemplo, algumas soluções divulgam: “como deixar o computador mais rápido”. Porém, normalmente, estão repletas de malwares (software mal-intencionado), ou seja, seu micro ficará mais lento e mais suscetível, ou seja, comprometendo também a segurança dos seus dados.

3. Senhas: ao configurar o roteador, mude e evite combinações padrões. Soluções simples evitam o ataque por DNS (Sistema de Nomes de Domínio, serve para controlar as configurações de site e e-mail do seu nome de domínio), impedindo hackers de invadirem, por exemplo, a conta de internet bankings dos usuários.

4. Extensão: ao navegar em sites exigentes de login, verifique a extensão do endereço (https://) e se o certificado de segurança é válido. Alguns ataques replicam páginas da Internet, e essa medida ajuda na prevenção de fraude.

5. Memorizar acesso: não guarde seus códigos de acesso em computadores não pertencentes a você. Prefira usar gerenciadores para armazenar suas senhas – eles impedem invasões via keyloggers (programas criados para gravarem todo o conteúdo digitado pelo teclado do computador).

6. Aparelho celular: em dispositivos móveis, prefira o acesso com a impressão digital, e configure as ferramentas de localização disponíveis no aparelho para bloquear caso o mesmo seja roubado. De acordo com os tipos de dados armazenados no aparelho, vale a pena bloquea-lo pelo número MEI (número exclusivo de cada aparelho). Mas nao se esqueça de armazenar uma copia dos arquivos mais importantes na nuvem.

7. Cuidado com mensagens não criptografadas: elas podem ser lidas por qualquer usuário participante de uma rede.

8. Recuperação de senha: cuidado com o e-mail inserido para recuperação de seu acesso. Se ele estiver inválido por conta de domínio expirado ou falta de uso, qualquer um acessará suas informações.

Está preparado para enfrentar esses males da Internet? Agora é com você! Fique ligado para não ter prejuízos na sua carreira!


Fonte: NubeNews

Confira Mais Artigos