15 de julho de 2022

Habilidades emocionais mais procuradas pelo mercado de trabalho


Toda carreira envolve, em algum nível, o desenvolvimento de habilidades técnicas para fazer o trabalho de forma eficiente. É esta aprendizagem que lhe permite dominar os vários procedimentos relacionados com o cargo ou função que você exerce. Outro conjunto de características necessárias para o sucesso é São as habilidades emocionais. Algumas pessoas, inclusive, vêm sendo valorizadas por promoverem relações mais saudáveis e produtivas entre as pessoas.

Isso cria efeitos positivos, por exemplo, na interação entre funcionários e líderes da empresa. Portanto, cabe aos futuros trabalhadores conhecer as competências que o mercado procura para impressionar os empregadores e aumentar as oportunidades de emprego.

Que tal começar? Confira o post e veja 8 exemplos!

1. Inteligência Emocional

Quantas vezes ouvimos o conselho de que é importante encontrar um equilíbrio entre pensar e sentir afinal, quando não há um manejo adequado daquilo que sentimos, as chances de tomar decisões erradas aumentam. Ninguém deve agir precipitadamente, no calor do momento ou quando os pensamentos estão confusos.

É por isso que o controle emocional é tão valioso em muitos lugares, inclusive no local de trabalho. Uma pessoa com esse traço pode reconhecer emoções boas e ruins para processá-las da melhor maneira possível, sem prejudicar os resultados de suas atividades.

2. Conscientização social

É uma habilidades emocional que está ligada à empatia e se destaca entre as habilidades emocionais que permitem entender o que os outros estão sentindo. Ou seja, além de profissionais que saibam lidar com suas deficiências e qualidades, o mercado precisa de pessoas que se preocupem com o bem-estar do coletivo.

Um funcionário socialmente consciente sabe se colocar no lugar dos outros tanto em conversas informais quanto em reuniões de trabalho. Por isso, passa a enxergar as situações e possibilidades por diversos lados, o que traz mais clareza sobre os caminhos que podem beneficiar a equipe e, consequentemente, o desenvolvimento de toda a empresa.

3. Automotivação

Conhece aquela pessoa que não se incomoda com situações negativas? Ele não é uma pessoa que está sempre otimista ou com desapegos de grandes conquistas. Pode ser um perfil que aprendeu a filtrar as coisas que acontecem ao seu redor, para evitar que eventuais falhas atrapalhem o andamento de seus projetos.

A automotivação é uma das habilidades emocionais necessárias para lidar com um mundo repleto de informações e em constante mudança. É isso que faz você querer sempre melhorar a qualidade do trabalho, acompanhar tendências e propor soluções para diversos problemas.

4. Boa comunicação

Essa habilidade traz tantas vantagens que merece a atenção de quem se prepara para entrar no mercado. Desse modo, é possível expressar as ideias de forma clara e fluída, o que garante fluidez na troca de informações. Isso faz a diferença em um ambiente organizacional, onde sempre há muito o que discutir e resolver. Assim, uma boa comunicação é uma das competências comportamentais que os empregadores avaliam desde o momento da seleção. Caso o candidato demonstre facilidade em transmitir mensagens e argumentos, poderá ser favorecido no preenchimento dessa vaga. É importante ser capaz de falar e praticar a escuta com atenção, evitando interpretações errôneas de ambos os lados.

5. Autoconhecimento

Esse termo é comum em discussões sobre inteligência emocional e representa a capacidade de uma pessoa se conhecer. Dessa forma, a análise inclui informações sobre o próprio perfil, preferências, dificuldades e habilidades para realizar determinadas tarefas, e deve ser feita regularmente para beneficiar a saúde física e mental.

O autoconhecimento também traz a reflexões sobre pontos fortes e fracos que precisam ser trabalhados na vida profissional. Dessa forma, promove o crescimento esperado na construção da carreira, que produz benefícios como estabilidade, independência financeira, reconhecimento e satisfação pessoal.

6. Responsabilidade na tomada de decisões

As habilidades emocionais anteriores são aliadas daqueles que precisam tomar decisões inteligentes. Do mesmo modo, o caminho para a resposta certa passa por várias etapas, e a condição ideal ocorre quando o responsável está ciente de seus sentimentos e dos processos que precisam ser considerados antes de dar o próximo passo.

Nesse sentido, é importante ter alguma autonomia para definir quais passos serão dados, sempre lembrando que os resultados podem afetar diferentes pessoas e setores. Como ninguém está livre de cometer erros, quando eles acontecem, é preciso clareza para se responsabilizar pelas escolhas e agir o mais rápido possível na busca de correções.

7. Trabalho em equipe

Há outra combinação de palavras que surge quando se trata de inteligência emocional. Isso porque leva a uma interação equilibrada baseada na cooperação. A colaboração faz parte do dia a dia de diversas organizações e traz melhores resultados quando há pessoas envolvidas e interessadas em crescer juntas.

Você deve prestar atenção a essa habilidade se quiser fazer parte de qualquer tipo de empresa. Mesmo profissionais que muitas vezes trabalham sozinhos a maior parte do dia, precisa em algum momento, trocar informações com outras equipes. Entretanto, varia de pares e figuras de liderança a parceiros externos, como fornecedores, clientes e parceiros de negócios.

8. Adaptabilidade

A capacidade de transitar para lugares diferentes e aprender a fazer as coisas de outras maneiras pode aumentar seu perfil entre os empregadores. Considere que, no mercado de trabalho, nada está livre das. Por isso, vale a pena desenvolver um perfil curioso e estar sempre aberto a explorar coisas novas.

Quanto mais flexível for sua rotina, mais oportunidades você poderá aproveitar ao procurar trabalho. Ainda mais, essa habilidade também beneficia quem já conquistou o emprego dos sonhos e quer demonstrar que está alinhado com os objetivos da empresa.

Conclusão

Você conseguiu identificar alguma característica que já faz parte do seu perfil? A boa notícia é que as habilidades emocionais, como outros tipos de qualidades, podem ser desenvolvidas ou aprimoradas por meio de determinados cursos. Basta buscar o treinamento certo para o que você precisa em uma instituição de confiança.

Toda carreira envolve, em algum nível, o desenvolvimento de habilidades técnicas para fazer o trabalho de forma eficiente. É esta aprendizagem que lhe permite dominar os vários procedimentos relacionados com o cargo ou função que você exerce. Outro conjunto de características necessárias para o sucesso é São as habilidades emocionais. Algumas pessoas, inclusive, vêm sendo valorizadas por promoverem relações mais saudáveis e produtivas entre as pessoas.

Isso cria efeitos positivos, por exemplo, na interação entre funcionários e líderes da empresa. Portanto, cabe aos futuros trabalhadores conhecer as competências que o mercado procura para impressionar os empregadores e aumentar as oportunidades de emprego.

Que tal começar? Confira o post e veja 8 exemplos!

1. Inteligência Emocional

Quantas vezes ouvimos o conselho de que é importante encontrar um equilíbrio entre pensar e sentir afinal, quando não há um manejo adequado daquilo que sentimos, as chances de tomar decisões erradas aumentam. Ninguém deve agir precipitadamente, no calor do momento ou quando os pensamentos estão confusos.

É por isso que o controle emocional é tão valioso em muitos lugares, inclusive no local de trabalho. Uma pessoa com esse traço pode reconhecer emoções boas e ruins para processá-las da melhor maneira possível, sem prejudicar os resultados de suas atividades.

2. Conscientização social

É uma habilidades emocional que está ligada à empatia e se destaca entre as habilidades emocionais que permitem entender o que os outros estão sentindo. Ou seja, além de profissionais que saibam lidar com suas deficiências e qualidades, o mercado precisa de pessoas que se preocupem com o bem-estar do coletivo.

Um funcionário socialmente consciente sabe se colocar no lugar dos outros tanto em conversas informais quanto em reuniões de trabalho. Por isso, passa a enxergar as situações e possibilidades por diversos lados, o que traz mais clareza sobre os caminhos que podem beneficiar a equipe e, consequentemente, o desenvolvimento de toda a empresa.

3. Automotivação

Conhece aquela pessoa que não se incomoda com situações negativas? Ele não é uma pessoa que está sempre otimista ou com desapegos de grandes conquistas. Pode ser um perfil que aprendeu a filtrar as coisas que acontecem ao seu redor, para evitar que eventuais falhas atrapalhem o andamento de seus projetos.

A automotivação é uma das habilidades emocionais necessárias para lidar com um mundo repleto de informações e em constante mudança. É isso que faz você querer sempre melhorar a qualidade do trabalho, acompanhar tendências e propor soluções para diversos problemas.

4. Boa comunicação

Essa habilidade traz tantas vantagens que merece a atenção de quem se prepara para entrar no mercado. Desse modo, é possível expressar as ideias de forma clara e fluída, o que garante fluidez na troca de informações. Isso faz a diferença em um ambiente organizacional, onde sempre há muito o que discutir e resolver. Assim, uma boa comunicação é uma das competências comportamentais que os empregadores avaliam desde o momento da seleção. Caso o candidato demonstre facilidade em transmitir mensagens e argumentos, poderá ser favorecido no preenchimento dessa vaga. É importante ser capaz de falar e praticar a escuta com atenção, evitando interpretações errôneas de ambos os lados.

5. Autoconhecimento

Esse termo é comum em discussões sobre inteligência emocional e representa a capacidade de uma pessoa se conhecer. Dessa forma, a análise inclui informações sobre o próprio perfil, preferências, dificuldades e habilidades para realizar determinadas tarefas, e deve ser feita regularmente para beneficiar a saúde física e mental.

O autoconhecimento também traz a reflexões sobre pontos fortes e fracos que precisam ser trabalhados na vida profissional. Dessa forma, promove o crescimento esperado na construção da carreira, que produz benefícios como estabilidade, independência financeira, reconhecimento e satisfação pessoal.

6. Responsabilidade na tomada de decisões

As habilidades emocionais anteriores são aliadas daqueles que precisam tomar decisões inteligentes. Do mesmo modo, o caminho para a resposta certa passa por várias etapas, e a condição ideal ocorre quando o responsável está ciente de seus sentimentos e dos processos que precisam ser considerados antes de dar o próximo passo.

Nesse sentido, é importante ter alguma autonomia para definir quais passos serão dados, sempre lembrando que os resultados podem afetar diferentes pessoas e setores. Como ninguém está livre de cometer erros, quando eles acontecem, é preciso clareza para se responsabilizar pelas escolhas e agir o mais rápido possível na busca de correções.

7. Trabalho em equipe

Há outra combinação de palavras que surge quando se trata de inteligência emocional. Isso porque leva a uma interação equilibrada baseada na cooperação. A colaboração faz parte do dia a dia de diversas organizações e traz melhores resultados quando há pessoas envolvidas e interessadas em crescer juntas.

Você deve prestar atenção a essa habilidade se quiser fazer parte de qualquer tipo de empresa. Mesmo profissionais que muitas vezes trabalham sozinhos a maior parte do dia, precisa em algum momento, trocar informações com outras equipes. Entretanto, varia de pares e figuras de liderança a parceiros externos, como fornecedores, clientes e parceiros de negócios.

8. Adaptabilidade

A capacidade de transitar para lugares diferentes e aprender a fazer as coisas de outras maneiras pode aumentar seu perfil entre os empregadores. Considere que, no mercado de trabalho, nada está livre das. Por isso, vale a pena desenvolver um perfil curioso e estar sempre aberto a explorar coisas novas.

Quanto mais flexível for sua rotina, mais oportunidades você poderá aproveitar ao procurar trabalho. Ainda mais, essa habilidade também beneficia quem já conquistou o emprego dos sonhos e quer demonstrar que está alinhado com os objetivos da empresa.

Conclusão

Você conseguiu identificar alguma característica que já faz parte do seu perfil? A boa notícia é que as habilidades emocionais, como outros tipos de qualidades, podem ser desenvolvidas ou aprimoradas por meio de determinados cursos. Basta buscar o treinamento certo para o que você precisa em uma instituição de confiança.

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