26 de outubro de 2017

Home Office: seus mitos e verdades


Após a Reforma Trabalhista no ano de 2017, o Home Office passou a ser oficialmente regulamentado no nosso país. Essa mudança na relação de trabalho é possível por conta da era digital já estar disponível para grande parte da população. Essa informação é confirmada pela pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), 63% dos lares possuem computadores de mesa e outros 57% dispositivos portáteis.
Isso vai melhorar a segurança de empregadores e empregados pelo recurso facilmente disponível. Sem contar na redução de gastos e menor tráfego de veículos e pessoas. Se você se interessou pelo tema, continue lendo esta matéria do Nube!
Com mais acesso à tecnologia e com o aumento de interesse de diversas pessoas por essa modalidade de contrato, os médico do trabalho e diretores da Aclimed, Dra. Marianne Sobral e Dr. Maurício Sobral, reuniram os mais conhecidos mitos com o objetivo de desmistificá-los. Veja quais são eles:

1. A empresa não possui responsabilidade com saúde e segurança do trabalho ao empregado?
Mito –
A responsabilidade da empresa quanto à saúde e segurança é a mesma para os profissionais os quais realizam suas atividades nas dependências da empresa.

2. Há uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho na qual prevê parâmetros e, quando necessárias, adaptações das condições de trabalho?
Verdade –
A NR 17 estabelece padrões para os funcionários realizarem suas atividades com o máximo de conforto e segurança, independentemente de onde as tarefas são desempenhadas.

3) Não preciso participar de treinamentos de segurança, pois não estou nas dependências da empresa?
Mito
– Mesmo executando suas atividades à distância, é responsabilidade do empregado assistir aos treinamentos ou estudar os materiais encaminhados para assegurar sua saúde, segurança e produtividade.

4. O funcionário em trabalho de home office é mais produtivo?
Verdade –
Uma pesquisa da Harvard Business Review prova isso como verdade. O estudo notou um aumento na produtividade do trabalhador de 13,5% depois de permitir o trabalho. Priorizam a comida caseira e o silêncio de suas casas para produzir mais e realizar atividades com mais concentração.

5. O empregado de trabalho remoto não desliga nunca ou está sempre disponível para um passeio?
Mito –
O colaborador deve se organizar para manter uma rotina de trabalho em horários semelhantes aos do escritório. A família do funcionário deve respeitar e entender suas tarefas como uma jornada a ser cumprida nas dependências de casa.

E aí? O que você prefere? Conte para nós nas redes sociais e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Boa sorte!


Fonte: NubeNews

Confira Mais Artigos