16 de agosto de 2018

Quais fatores geram estresse no trabalho?


Yuri Mendes, estagiário na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, já passou por diversos momentos de esgotamento. “Quando ocorre, os motivos são sempre os mesmos: acúmulo de serviço, noites mal dormidas, alimentação fora do normal…” , conta o jovem. Para driblar a situação, ele evita reclamar e se concentra em achar saídas para os contratempos. “Olho todos os cenários possíveis, busco ajuda de companheiros e tento encarar tudo sempre pelo lado positivo. Principalmente, procuro confiar no meu talento para exercer as atividades confiadas a mim”, explica o estudante.

Para a psicóloga Karla Meles, Yuri está no caminho certo. “A maioria das pessoas não responde bem à pressão, se apega ao problema e esquece de focar na solução”, afirma. Segundo ela, as tensões podem vir de diversas formas. “A pressa, o excesso de responsabilidade, maus relacionamentos com colegas e chefes, medo de dizer não às demandas, sobrecarga de afazeres, pensamentos negativos e ansiedade em cumprir objetivos”, elenca a especialista. A fim de lidar com a circunstância, a coach deixa algumas medidas preventivas:

– Foque na resposta e não na adversidade;
– Posicione-se de maneira otimista no dia a dia;
– Questione a si mesmo: qual é a razão da impaciência? Como posso mudar esse cenário?
– Caso não consiga resolver o desgaste emocional sozinho, procure ajuda especializada.

Gostou das dicas? Não deixe o estresse atrapalhar o seu desenvolvimento profissional.


Fonte: Nube

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