21 de novembro de 2018

Satisfação x insatisfação


Satisfação e insatisfação são fenômenos causados por motivos distintos e são diferentes para cada pessoa. “A primeira é determinada pelos fatores intrínsecos ao trabalho. Já a segunda, pela carência de pontos extrínsecos”, analisa a Diretora da Abracem – Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial, com sede em Osasco, Yara Leal de Carvalho.

Entenda melhor no detalhamento abaixo:

Fatores Extrínsecos – eliminam o descontentamento

– Recompensas financeiras
– Benefícios
– Promoções
– Apoio em cursos de aprimoramento

Fatores intrínsecos – provocam entusiamos real

– Significância: entender qual é o propósito de sua atuação e o quanto ela contribui para os objetivos da empresa.
– Autonomia: ser responsável por uma parte importante das atividades, podendo agir com independência.
– Variedade: ser exposto a funções diversificadas.
– Identidade: conhecer qual é sua posição dentro da organização e qual sua relação com os demais.
– Feedback: buscar a evolução por meio do retorno sobre o seu desempenho.

A área de RH pode desenvolver ações, abrindo espaço para os próprios funcionários organizarem e usarem sua autonomia para criar eventos capazes de atender às suas necessidades. Assim ocorre na equipe de Ciro Gabriel Belli, supervisor de prospeção. “Realizo monitorias mensais para avaliação de cada colaborador, faço devolutivas, promovo planos de incentivo por resultados alcançados, premiações, home office, tudo visando o melhor aproveitamento de cada integrante do meu time”, enfatiza.

Para Yara, a oportunidade propicia a implementação de um ambiente com colaboradores autênticos, motivados e produtivos. “Num mundo extremamente competitivo, no qual as corporações precisam se reinventar para sobreviver, contar com a fidelidade de seus talentos pode fazer a diferença entre vencer ou sucumbir”, finaliza.

Você está no caminho certo? Reveja suas atitudes e conquiste o grupo!


Fonte: Nube

Confira Mais Artigos